15/08/2019 por Change Academia

palavras-chave: , , , ,

Existem diversas dicas de como emagrecer rápido ou com mais facilidade, mas é preciso desconfiar desse tipo de informação, principalmente porque muitas não são verdadeiras.

Rola por aí, a frase: “o carboidrato à noite engorda”. Esse mito é bastante comum, por isso hoje vamos explicar porque NÃO devemos cortar os carboidratos. Tudo depende da quantidade e principalmente da qualidade desse carboidrato.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Além disso, desempenha diversas funções no organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central. Quando o corpo não encontra carboidratos, passa a utilizar as proteínas como fonte de energia, provocando perda da massa magra (massa muscular).

Na maioria dos casos de restrição de carboidrato na ultima refeição do dia, resulta em perda de água corporal e catabolismo muscular, pois o corpo precisa de combustível, não encontrando o glicogênio hepático, parte para o musculo como segunda opção, degradando assim a massa magra (cataboliza), quando isso ocorre libera também água, logo, durante à noite  você acorda muitas vezes para urinar, e a qualidade do sono fica péssima!

Resultado: não emagrece, dorme mau e perde musculo. Uma falência tripla!

Melhores opções de carboidratos: Batata doce, mandioca, abobora, arroz integral, quinoa, mandioquinha, leguminosas e frutas.

Texto pela Nutri @drakaritalima

Leia Também