15/08/2019 por Change Academia

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Existem diversas dicas de como emagrecer rápido ou com mais facilidade, mas é preciso desconfiar desse tipo de informação, principalmente porque muitas não são verdadeiras.

Eventualmente rola por aí, a frase: “o carboidrato à noite engorda”. Esse mito é bastante comum, por isso hoje vamos explicar porque NÃO devemos cortar os carboidratos. Tudo depende da quantidade e principalmente da qualidade desse carboidrato.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Além disso, desempenha diversas funções no organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central.

Em seguida, quando o corpo não encontra carboidratos, passa a utilizar as proteínas como fonte de energia, provocando perda da massa magra (massa muscular).

Na maioria dos casos de restrição de carboidrato na ultima refeição do dia, resulta em perda de água corporal e catabolismo muscular, pois o corpo precisa de combustível, não encontrando o glicogênio hepático, parte para o musculo como segunda opção, degradando assim a massa magra (cataboliza), quando isso ocorre libera também água, logo, durante à noite  você acorda muitas vezes para urinar, e a qualidade do sono fica péssima!

Resultado:

não emagrece, dorme mau e perde musculo. Uma falência tripla!

De uma forma geral, o que ajuda ou prejudica na perda de peso é o balanço energético ao final do dia, e não comer carboidratos à noite. E, de fato, a quantidades de calorias ingeridas deve ser menor do que a energia gasta quando o objetivo é a perda dos quilos a mais. Para ajudar nisso, DIFERENÇAS IMPORTANTES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO

Não vale a pena excluir o nutriente de vez da dieta. “Ficar se privando de comer carboidrato pode não ser a melhor estratégia para o emagrecimento, já que restrição pode causar compulsão. A melhor opção é ter uma refeição equilibrada e o mais natural possível”

Imagem de de verduras e Alimentos ricos em Carboidratos de alta qualidade, ideais para comer a noite

Enfim, essas são as melhores opções de carboidratos: Batata doce, mandioca, abobora, arroz integral, quinoa, mandioquinha, leguminosas e frutas.

Texto pela Nutri @drakaritalima

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