Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em outras palavras trata-se de pegar algo que já, isso é, não tem mais proveito e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se produza um item igual ou diferente do anterior. Isso é feito de várias maneiras e vemos o resultado desse processo no nosso cotidiano. Por exemplo, com embalagens de papelão, papel, metal, vidro, entre outros materiais.

E isso é uma tarefa fácil!  Fazer a seleção do lixo reciclável é um exercício simples que cada pessoa pode fazer para ajudar a proteger o meio. É importante reaproveitar o lixo reciclado para evitar a poluição e o desperdício de matérias-primas, como as arvores para produção do papel.

A reciclagem é benéfica para vários setores, ela auxilia a reduzir os custos de produção das empresas, pode gerar um aumento no número de postos de trabalho, sendo assim, acaba movimentando a economia em geral.

Contudo alguns produtos podem levar séculos ou milênios até serem decompostos, além de haver a possibilidade de o material ser tóxico, contaminando todo o ecossistema onde foi descartado, como as baterias e pilhas de aparelhos eletrônicos.

Curiosidades: Você Sabia?

  • Cada 50 kg de papel reciclado evita que uma árvore seja cortada
  • O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes.
  • As sacolas de plásticos, demoram 450 anos pra se decomporem no solo.
  • Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor.
  • O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor.

Vamos juntos nos conscientizar a fim de preservar a nossa casa! Separe seu lixo reciclável

você se interessa por conteúdos como esse? então siga a @Changeacademia no Instagram!

Leia Também