5/11/2020 por Change Academia
palavras-chave: Azul, bemestar, câncer, câncer de próstata, novembro azul, prevenção, saúde
Primeiramente o novembro azul é uma campanha mundial de combate ao câncer de próstata.
O Instituto Lado a Lado pela Vida, no Brasil, criou a campanha, para promover uma mudança de padrão em relação à ida de homens para clinicas médicas.
Contudo Francisco Norberto, Coordenador Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explicou que a campanha começou no Brasil e sua abordagem foi muito focada na questão do câncer de próstata.
Mais tarde a campanha se expandiu para chamar a atenção para todos os aspectos da saúde masculina para os homens.
O coordenador explica ainda que, para os homens, é importante entender que a saúde deve ser cuidada de várias formas, inclusive mental.
A princípio os resultados incertos encontrados em estudos, pouco se sabe sobre a maioria dos fatores de risco relacionados ao câncer de próstata.
Dessa forma o motivo para fazer o exame precoce dessa doença e de qualquer outro tipo de câncer é que, além de permitir um tratamento menos agressivo. Quanto mais inicial for o diagnostico, maior a chance de cura.
Por fim verifique alguns fatores de risco:
Bem como devemos lembrar que esses sinais/sintomas podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata.
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. Esses exames não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata, e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O de sangue pode apresentar normal mesmo em pacientes com câncer com sintomas. Dependendo da região da próstata, o toque retal pode não sentir o câncer. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
Fonte:
https://ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-prostata-fatores-de-risco-doencas-e-sintomas
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-prostata
https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso