5/11/2020 por Change Academia

palavras-chave: , , , , , ,

Primeiramente o novembro azul é uma campanha mundial de combate ao câncer de próstata. O Instituto Lado a Lado pela Vida, no Brasil, criou a campanha, para promover uma mudança de padrão em relação à ida de homens para instituições médicas.

Contudo Francisco Norberto, Coordenador Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explicou que embora a campanha tenha começado no Brasil e sua abordagem fosse muito focada na questão do câncer de próstata, ela se expandiu para chamar a atenção para todos os aspectos da saúde masculina para os homens. O coordenador explica ainda que, para os homens, é importante entender que a saúde deve ser cuidada de várias formas, inclusive mental.

Alguns fatores podem aumentar o risco de ocorrência:

A princípio os resultados incertos encontrados em estudos epidemiológicos, pouco se sabe sobre a maioria dos fatores de risco relacionados ao câncer de próstata.

Dessa forma o motivo para orientar a identificação precoce dessa doença e de qualquer outro tipo de câncer é que, além de permitir um tratamento menos agressivo, quanto mais inicial for o diagnostico, maior a chance de cura. Por fim verifique alguns fatores de risco!

  • De acordo com o avançar da idade, com menor frequência na faixa dos 45 anos e maior frequência na faixa dos 65 anos;
  • Histórico familiar;
  • Sobrepeso e Obesidade;

Quais os sinais/sintomas?

  • Dificuldade em urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Necessidade de urinar muitas vezes ao dia ou a noite;

Bem como devemos lembrar que esses sinais/sintomas podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata.

Como pode ser feito o diagnóstico?

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. Esses exames não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata, e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O de sangue pode apresentar normal mesmo em pacientes com câncer com sintomas. Dependendo da região da próstata, o toque retal pode não sentir o câncer. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Fonte:

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2842-novembro-azul-promove-conscientizacao-sobre-cuidados-com-a-saude-masculina

https://ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-prostata-fatores-de-risco-doencas-e-sintomas

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-prostata

https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso

Leia Também